Diário de Bordo

Quinta Rota
7/11/2022

Aproveitamento de resíduos e uso de tecnologias são valorizados nos confinamentos visitados pelo Confina Brasil

Sustentabilidade é vista como prioridade nas propriedades de GO e MG.
Aproveitamento de resíduos e uso de tecnologias são valorizados nos confinamentos visitados pelo Confina Brasil
Bela Magrela

A Scot Consultoria finalizou as atividades de campo do Confina Brasil 2022 e, nessa última semana de estrada, a expedição passou por 17 propriedades de Goiás e Minas Gerais, de 24 a 28 de outubro, coletando informações importantes sobre a pecuária intensiva.

Duas equipes compostas por profissionais da Scot Consultoria visitaram diferentes municípios nos dois estados e identificaram preocupação especial com a produção sustentável e o uso de tecnologias para melhorar a eficiência dos projetos de terminação.

Genética e Integração Lavoura-Pecuária continuam sendo destaques

Fazenda São Geraldo-GO / Foto por: Bela Magrela

Uma das primeiras visitas foi ao Confinamento São Geraldo, em Paraúna-GO, do Grupo Valim, que possui cinco propriedades de agricultura e pecuária. O melhoramento genético dos animais é uma das prioridades do grupo, que trabalha com as raças Angus e Nelore. Eles utilizam animais de boa qualidade genética, priorizando a precocidade e a ótima conformação frigorífica.

Além disso, a propriedade realiza a Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e, para dar descanso à pastagem, é feito o "sequestro" dos animais, levando-os ao cocho, para que no período das chuvas a pastagem consiga brotar com abundância.

Uma preocupação cada vez mais presente

Agropecuária Sete Léguas-GO / Foto por: 44meia Produções

A sustentabilidade é um dos principais focos de agricultores e pecuaristas do Brasil. Um exemplo visitado pelo Confina Brasil é a fazenda Primavera, de Hidrolândia-GO. Uma de suas iniciativas é a parceria com o Agro Bizão para destinar 100% dos dejetos produzidos pelos animais à adubação organomineral das pastagens.

A fazenda Primavera usa o boi como produtor de esterco e misturador do pó de rocha e de gesso, por meio do pisoteio natural que faz ao caminhar pelo curral de engorda. Para isso, o pecuarista espalha o pó de rocha e o gesso antes da entrada dos animais no curral. Com esse projeto sustentável, há uma produção de cerca de 5 mil toneladas de adubo por ano.

Outra fazenda que dá grande valor ao pilar sustentabilidade é a Agropecuária Sete Léguas, em Rio Verde-GO. A propriedade investe em bovinos, aves e suínos e aproveitam dos resíduos para fertilidade do solo, como cama de frango e os dejetos dos bovinos e suínos.

Os resíduos sólidos, das 3 produções animais existentes na fazenda, são misturados e passam por enriquecimento via compostagem, principalmente de potássio, já que as fezes de suínos e a cama de frango já possuem grande concentração de fósforo.

Os resíduos naturalmente produzidos pelos animais e enriquecidos por compostagem, são reutilizados no momento do plantio das áreas de lavoura para grãos e nas áreas de pastagens.

Dessa forma, a propriedade reduz custos com fertilizantes, além de melhorar seus índices econômicos e cuidar do meio ambiente, evitando o descarte incorreto dos dejetos e a contaminação fluvial.

A pecuária do futuro

Fazenda Santa Fé-GO / Foto por: 44meia Produções

A tecnologia é a principal responsável pelo avanço da produtividade em diferentes áreas. Na pecuária, não é diferente. Cada vez mais empregada, a inovação colabora com a tomada de decisão do confinamento Agro Ávila, de Jandaia-GO.

Identificamos diversos dados que influenciam na correta tomada de decisão. É feita a gestão em tempo real de todos os processos realizados, desde a limpeza dos bebedouros até o fornecimento da dieta. Para isso, são utilizados softwares próprios e de prestadores de serviços.

O uso dessas tecnologias colabora com o sucesso do negócio. Nesse ano, o confinamento foi reconhecido pela qualidade de sua carne, com o prêmio "Carne Angus Certificada"

O objetivo é a produção de animais F1 Angus, todos são adquiridos ao desmame, depois recriados a pasto, sequestrados na seca e terminados no confinamento.

A tecnologia em pesagem é destaque do confinamento Santa Fé, de Santa Helena de Goiás-GO. Para pesar os 40 mil bovinos terminados, a propriedade instalou mais de 200 balanças inteligentes em meio aos currais.

Sempre que o animal se desloca para hidratação ou alimentação no cocho, automaticamente passa pela pesagem. Por dia, cada animal é pesado 12 vezes em média, o que reduz a possibilidade de erro no processamento das informações e aumenta o poder de tomada de decisões a respeito do lote.

Está em andamento o desenvolvimento de um aplicativo que facilita o acesso às informações pelo pecuarista que possui boiada na propriedade (sistema de boitel) como nota fiscal, saúde geral dos bovinos, dias de cocho, ganho médio diário e comparativos com datas e pesagens anteriores. Além disso, caminhões da Casale fazem parte da frota do confinamento.

Quem está conosco nessa jornada?

Fazenda Floresta-GO / Foto por: Bela Magrela

O Confina Brasil 2022 possui o apoio de importantes empresas. São patrocinadores "ouro":

Na cota Prata, contamos com as empresas: 

A expedição conta ainda com o patrocínio da montadora Mitsubishi e apoio institucional da EmbrapaHospital de Amor e Associação Nacional da Pecuária Intensiva (ASSOCON). 

Para acompanhar essa jornada e testemunhar histórias incríveis, basta acessar o Instagram @confinabrasil e o site confinabrasil.com.

Confina Brasil | Scot Consultoria

explore, sinta,
viva a pecuária.

Veja mais

Quinta Rota
27/10/2022

Confina Brasil visita a maior fazenda do país e relata produção de carne premium

LEIA MAIS
Quarta Rota
23/9/2022

Quarta rota do Confina Brasil 2022 mostra excelentes exemplos de Integração-Lavoura-Pecuária e melhoramento genético dos bovinos

LEIA MAIS
Quarta Rota
14/9/2022

Exportação de gado em pé é destaque no início da quarta rota do Confina Brasil

LEIA MAIS
Terceira Rota
24/8/2022

Confina Brasil: pecuaristas de Rondônia investem em estrutura e alimentação de qualidade para engorda de bovinos

LEIA MAIS
Terceira Rota
19/8/2022

Confina Brasil identifica cuidado especial com a alimentação de bovinos na seca e sequestro de bezerros em propriedades do Mato Grosso

LEIA MAIS
Segunda Rota
28/7/2022

Segunda rota do Confina Brasil acompanha a pecuária dos estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e nota destaque pela alta produtividade e investimento em práticas sustentáveis

LEIA MAIS
Segunda Rota
22/7/2022

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e estratégias de qualidade nutricional são destaques na segunda rota do Confina Brasil

LEIA MAIS
Primeira Rota
11/7/2022

Infraestrutura e gestão feminina são destaques da segunda semana da expedição Confina Brasil

LEIA MAIS
Primeira Rota
30/6/2022

Confina Brasil constata confinamentos que investem em expansão, nutrição e bem-estar animal no interior paulista

LEIA MAIS
Confina Brasil 2022
27/6/2022

Com o objetivo de mapear os confinamentos brasileiros, Confina Brasil 2022 tem início em 20 de junho

LEIA MAIS

Recentes

Confina Brasil 2022

27/6/22

Confina Brasil | Scot Consultoria

Com o objetivo de mapear os confinamentos brasileiros, Confina Brasil 2022 tem início em 20 de junho

Leia mais

Primeira Rota

30/6/22

Confina Brasil | Scot Consultoria

Confina Brasil constata confinamentos que investem em expansão, nutrição e bem-estar animal no interior paulista

Leia mais

Primeira Rota

11/7/22

Confina Brasil | Scot Consultoria

Infraestrutura e gestão feminina são destaques da segunda semana da expedição Confina Brasil

Leia mais
montadora
Mitsubishi
patrocínio ouro
patrocínio prata
apoio institucional