• Equipe Confina Brasil

Última semana da primeira rota do Confina Brasil

Veja como foram as visitas nesse começo de jornada pelo Paraná.

técnicos scot consultoria no confina brasil
Confinamento Pitanga - Palmas (PR)

Algo que chamou a atenção da nossa equipe rodando pelo Paraná com o Confina Brasil, foi a plantação de mandioca na região por onde a expedição está percorrendo.


O negócio é uma balança

gado confinado no confina brasil
Fazenda Jequitibá do Pacarai - Esperança Nova (PR)

Localizada entre os dois rios do Paraná, Jequitibá e Pacarai, a fazenda Jequitibá do Pacarai, em Esperança Nova, do proprietário José Lima, tem característica pequena, mas funcional. O confinamento tem capacidade estática de 816 bovinos, fazendo por volta de 3.500 animais por ano, além disso, conta com mais de 50% dos currais cobertos.


A fazenda conta com gado de várias raças, como Zebu, Gir, Holandesa, entre outros. Apesar de não ter um gado padrão, é predominante machos inteiros e 10% de machos castrados. A vantagem de José Lima, está no poder de compra e na reposição barata de insumo, por exemplo, ele produz silagem na propriedade.


Ele destaca a tecnologia que está sendo implantada: um quadriciclo com lâmina que faz a limpeza dos currais cimentados, sendo algo rápido, simples e funcional. Outro destaque que vimos é a água que escorre para o tanque de coleta, adubando as pastagens e as lavouras de milho para silagem. Hoje em dia para José Lima, o negócio é uma balança, onde consegue ter um sustento financeiro por meio da propriedade.


O confinamento como ferramenta

confinamento confina brasil
Fazenda Pitanga - Palmas (PR)

Já na Fazenda Pitanga, em nossa parada por Palmas, o negócio é a agricultura. A pecuária é tratada pelo proprietário Alex Martini como se fosse atividade de lavoura. O foco é a recria intensiva, com mudança de piquete com lote de recria até três vezes ao dia no verão, e duas vezes no inverno.


É um sistema simples, o confinamento entra de forma estratégica para conseguir fazer o giro dessa colheita de forragem. Alex Martini intensificou na parte da recria em pastagem rotacionada, super intensiva e usa o confinamento como ferramenta.


Zelo no sistema produtivo

gado confinado no confina brasil
Fazenda João Denardin - Mangueirinha (PR)

A convite de um técnico da Nutron, de Pato Branco, visitamos a fazenda de João Denardin, em Mangueirinha, que iniciou por meio da agricultura e está há 20 anos na pecuária. Hoje, realiza uma pecuária extremamente intensificada e tecnificada, desde pacotes nutricionais que utilizam com o auxílio da Nutron/Cargill, até na forma de apartarem os animais, além de utilizarem a cabanha para seleção genética para a produção de touros.


A fazenda conta com o apoio da filha na parte administrativa e irão fazer o primeiro leilão virtual pelo canal do Youtube da fazenda. João Denardin é muito hospitaleiro e caprichoso com o que produz, alcançando produtividade e eficiência dentro das terras, é o zelo do sistema produtivo.


Pra você se localizar!

Na terça-feira, dia 06 de julho, o Confina Brasil visitou propriedades em Umuarama, Santa Mônica, Santa Tereza do Oeste e Braganey.


Confira por onde o Confina Brasil já passou e quais são os próximos passos da expedição na região Sul:

  • 21 de junho: Viamão, Alto Feliz, São Lourenço do Sul (RS)

  • 22 de junho: São Sebastião do Cai, Farroupilha, Capão do Leão (RS)

  • 23 de junho: Cachoeira do Sul e Dom Pedrito (RS)

  • 24 de junho: São Sepé, Cachoeira do Sul e Uruguaiana (RS)

  • 25 de junho: Santiago e São Borja (RS)


  • 28 de junho: Ibicaré e Videira (SC)

  • 28 de junho: Santa Barbara do Sul e Chapada (RS)

  • 29 de junho: Frederico Westphalen (RS)

  • 29 de junho: Treze Tílias e Sul Brasil (SC)

  • 30 de junho: Salto Veloso, Macieira, Jardinópolis (SC)

  • 30 de junho, 1 e 2 de julho: Campo Erê (SC)


  • 01 de julho: Palmas e Coronel Vivida (PR)

  • 02 de julho: Coronel do Iguaçu, São João, Pato Branco (PR)

  • 5 de julho: Esperança Nova, Cascavel (PR)

  • 5 e 6 de julho: Umuarama (PR)

  • 6 de julho: Santa Mônica, Santa Tereza do Oeste, Braganey (PR)

  • 7 de julho: Loanda, Marilena, Terra Rica, Boa Ventura de São Roque, Luiziana (PR)

  • 8 de julho: Mandaguari, Barbosa Ferraz (PR)

  • 8 e 9 de julho: Paranavai (PR)

Quem está conosco nessa jornada?

equipe scot consultoria e fiat strada

O Confina Brasil 2021 tem apoio e Patrocínio Ouro das seguintes empresas:

Na cota Prata, contamos com as empresas:

A expedição conta ainda com o patrocínio da montadora Fiat e apoio institucional da Assocon, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Informática, Hospital de Amor de Barretos e Sociedade Rural Brasileira.


A meta do Confina Brasil

técnicos scot consultoria e pecuarista no confina brasil
Fazenda João Denardin - Mangueirinha (PR)

Continuamos a nossa jornada para o mapeamento da pecuária intensiva. Vamos viajar por 11 estados, visitar 120 propriedades, além de atualizar de forma remota os confinamentos visitados em 2020, totalizando a pesquisa em 14 estados. No total, o estudo reúne informações de propriedades responsáveis pela terminação de mais de 2 milhões de bovinos em confinamento.


Siga nossa página do Instagram no @confinabrasil e acompanhe o dia a dia da expedição, inclusive os nossos perrengues. #issoéconfinabrasil.