• Equipe Confina Brasil

A beleza da pecuária em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro

Confina Brasil finalizou a 3ª rota em MG, ES e RJ. Confira um resumo da passagem pelos estados.

Visando coletar e analisar dados de manejo, gestão, índices zootécnicos, infraestrutura, nutrição e sanidade, entre outros fatores de produção, encerramos a 3ª rota do Confina Brasil passando por Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Fomos presenteados não apenas com paisagens maravilhosas, mas também com exemplos de pecuária intensiva bem-feita e bem gerida.


Eficiência produtiva em Minas Gerais

boi no cocho no confina brasil
Fazenda Santa Terezinha - Governador Valadares (MG) / Foto por Agromovies

Na reta final do Confina Brasil, seguimos para o norte de Minas Gerais, estado que conta com o quarto maior rebanho bovino do país, com cerca de 22,2 milhões de cabeças. Na região visitada, encontramos um clima de transição entre a caatinga e o cerrado, cujo regime pluviométrico é restrito e a topografia desafiadora para a produção de grãos.

boi no confina brasil
Fazenda Reata - Nanuque (MG) / Foto por Agromovies

Enfrentando os desafios, encontramos produtores preocupados com a sustentabilidade do negócio, utilizando sistemas estratégicos de produção, como confinamento e semiconfinamento, o que proporciona maior eficiência produtiva.

pecuaristas no confina brasil
Fazenda Paraíso - Nanuque (MG) / Foto por Agromovies

A parceria entre frigoríficos e pecuaristas também esteve presente e o que observamos foi que a boa relação entre as partes tem fomentado um horizonte de expansão nas atividades de confinamento da região norte do estado.


A grata surpresa em Espírito Santo e Rio de Janeiro

boi no cocho no confina brasil
Primus Ipanema - Macaé (RJ) / Foto por Agromovies

No Espírito Santo e Rio de Janeiro, a surpresa foi grande, pois não tínhamos muita informação sobre o que nos esperava. Chegando lá, conhecemos projetos de alto nível, tanto em tecnologia quanto em produção.

Fazenda Santa Luzia - Conceição do Castelo (ES) / Foto por Agromovies

Mais uma vez, o mar de morros limita a produção de alimento para o gado, o que impulsiona a procura por tecnologias de intensificação para produção nas áreas planas.

Nas baixadas úmidas no verão, o arroz entra como alternativa de cultivo, e na seca a produção de milho complementa a dieta dos animais.

boi no pasto no confina brasil
Fazenda Cananeia - Vassouras (RJ) / Foto por Agromovies

Visitamos também projetos comprometidos com a produção de carne de qualidade, do grande frigorifico ao pequeno empresário, que abate apenas o que produz em suas propriedades. Ficou claro que a demanda por esse tipo de produto tem aumentado. A raça Angus esteve presente, trazendo precocidade, marmoreio e valor agregado aos produtos.

boi no confina brasil
Fazenda Santo Antonio de Sapucaia - Sapucaira (RJ) / Foto por Agromovies

Boa parte da produção de carne premium destes projetos abastecem as capitais do Rio de Janeiro e Espírito Santo, com grande potencial de expansão.


Quem está conosco nessa jornada?

equipe scot consultoria e fiat strada

O Confina Brasil 2021 tem apoio e Patrocínio Ouro das seguintes empresas:

Na cota Prata, contamos com as empresas:

A expedição conta ainda com o patrocínio da montadora Fiat e apoio institucional da Assocon, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Informática, Hospital de Amor de Barretos e Sociedade Rural Brasileira.


O Confina Brasil não parou por aí!

técnicos scot consultoria no confina brasil
Primus Ipanema - Macaé (RJ) / Foto por Agromovies

Visitamos 11 estados, mais de 120 propriedades e atualizamos de forma remota os confinamentos visitados em 2020, totalizando a pesquisa em 14 estados. O estudo reúne informações de propriedades responsáveis pela terminação de mais de 2 milhões de bovinos em confinamento. Agora é a hora de analisar os dados coletados para compor o Benchmarking do Confina Brasil 2021.


Acompanhe nossa página do Instagram no @confinabrasil e vem com a gente que tem muito mais! #issoéconfinabrasil.