• Equipe Confina Brasil

Confinamento Monte Alegre é exemplo de sustentabilidade e tecnologia na pecuária

Confina Brasil fez uma visita extra com a expedição no CMA, em Barretos, São Paulo. Confira!

técnicos scot consultoria e pecuaristas no confina brasil
Confinamento Monte Alegre - Barretos (SP)

Entre a conclusão da 2ª rota e o início da 3ª, fizemos uma visita extra com a expedição e passamos pelo Confinamento Monte Alegre (CMA), com o objetivo de conhecer as boas práticas e o funcionamento da propriedade, além de coletar dados para compor o Benchmarking do Confina Brasil 2021. A visita foi acompanhada por vários dos nossos patrocinadores, como Elanco, Casale, Nutron, AB Vista e Associação Brasileira de Angus.


Preocupação ambiental

boi no cocho no confina brasil
Confinamento Monte Alegre - Barretos (SP)

O Confinamento Monte Alegre, localizado em Barretos, São Paulo, é uma das melhores estruturas de terminação de bovinos da pecuária intensiva. Gerido por André Luiz Perrone dos Reis, a capacidade estática do confinamento é de 21 mil cabeças, com 120 a 140 animais por baia. Ali são abatidos anualmente cerca de 35 mil animais, porém a meta estabelecida para 2021 é atingir 45 mil animais.

técnicos scot consultoria e pecuaristas no confina brasil
Confinamento Monte Alegre - Barretos (SP)

Com o crescimento do confinamento, atualmente o CMA funciona parcialmente como um boitel, recebendo animais, majoritariamente, vindos de Minas Gerais e Goiás, além de realizar a terminação do próprio rebanho. Com preocupação ambiental, as instalações terão reservatório adicional para armazenagem do chorume coletado no confinamento e esse material será utilizado na irrigação da área de agricultura, composta de 321 hectares.


Práticas de bem-estar animal

boi no cocho no confina brasil
Confinamento Monte Alegre - Barretos (SP)

O CMA conta ainda com um reservatório para armazenagem de água captada da chuva, com capacidade para 10 mil litros. Com isso, há redução da quantidade de água a ser captada de cursos d’água. Por aqui, várias práticas voltadas para o bem-estar animal foram incorporadas às rotinas do confinamento nos últimos anos, como a implantação de aspersores de água nas baias para diminuir a poeira e refrescar o ambiente. Além disso, alguns piquetes possuem cobertura na linha do cocho.

boi no confina brasil
Confinamento Monte Alegre - Barretos (SP)

A propriedade conta com curral de manejo desenvolvido pela Temple Grandin, referência global em bem-estar animal e o objetivo é facilitar o manejo, reduzindo o estresse e o tempo de permanência dos animais nesse ambiente. A propriedade também tem agricultura, com a produção de milho, cana e capim Tifton-85, todos utilizados na alimentação dos animais.


Planejamento e produtividade

técnico scot consultoria e pecuarista
Confinamento Monte Alegre - Barretos (SP)

O confinamento prepara quatro dietas, sendo duas de terminação com diferenciação no núcleo utilizado, uma adaptação para os animais que chegam ao confinamento e uma de manutenção para vacas de cria e garrotes. O sistema de controle de carregamento e descarregamento da dieta produzida inclui aferições de eficiência do colaborador. Os índices são repassados diariamente ao tratador, a fim de melhorar e/ou bonificar pelo serviço realizado.

boi no cocho no confina brasil
Confinamento Monte Alegre - Barretos (SP)

O confinamento também possui uma unidade de pesquisa que conta com baias com maior tecnificação e monitoramento constante de comportamento e alimentação dos animais, por meio de cochos com mensuração de consumo e balança de pesagem automática. Com os dados obtidos, a propriedade consegue observar oportunidades e traçar novos planejamentos em busca do aumento da produtividade.


Quem está conosco nessa jornada?

equipe scot consultoria e fiat strada

O Confina Brasil 2021 tem apoio e Patrocínio Ouro das seguintes empresas:

Na cota Prata, contamos com as empresas:

A expedição conta ainda com o patrocínio da montadora Fiat e apoio institucional da Assocon, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Informática, Hospital de Amor de Barretos e Sociedade Rural Brasileira.


Sobre a coleta de dados

técnico scot consultoria no confina brasil
Confinamento Monte Alegre - Barretos (SP)

Visitamos 11 estados, 120 propriedades e atualizamos de forma remota os confinamentos visitados em 2020, totalizando a pesquisa em 14 estados. No total, o estudo reúne informações de propriedades responsáveis pela terminação de mais de 2 milhões de bovinos em confinamento.


Siga nossa página do Instagram no @confinabrasil e vem com a gente que tem muito mais! #issoéconfinabrasil.