• Equipe Confina Brasil

Propriedades separam palha e milho para melhor direcionamento aos bovinos de corte

Confina Brasil visitou propriedades em Minas Gerais e Espírito Santo. Confira!

bois no confina brasil
Fazenda Paraíso - Nanuque (MG) / Foto por Agromovies

Pecuária de ciclo completo


O Grupo Mantiqueira, que visitamos em nossa passagem por Pirapora, Minas Gerais, tem grande disponibilidade de adubo e, antigamente, produziam cerca de 300 toneladas por dia. Com o tempo, verificando a grande disponibilidade de gado de corte no norte de Minas, os proprietários resolveram voltar para a pecuária e aumentaram a produção de gado confinado.


Hoje, também são prestadores de serviço, onde cerca de 30% do gado engordado são de terceiros e 70% são próprios, a pecuária é de ciclo completo e fazem inseminação de Aberdeen Angus em todas as fêmeas disponíveis no plantel. Lá, eles fazem recria, sequestro e terminam o gado no cocho.


O confinamento tem capacidade estática para cerca de 10 mil animais e o giro anual é de cerca de 16 mil cabeças. Nos próximos anos, deve passar por expansão. A intenção é terminar cerca de 20 e 25 mil animais por ano, aumentando 5 mil na capacidade estática.


Benefícios para todos

boi no cocho no confina brasil
Fazenda Reata - Nanuque (MG) / Foto por Agromovies

A Fazenda Reata, em Nanuque, Minas Gerais, começou com cana e migrou para a pecuária. Hoje, presta serviço para o frigorífico Frisa, que entra com a parte dos insumos. A parceria contribui para que a propriedade permaneça na atividade.

pecuaristas no confina brasil
Fazenda Reata - Nanuque (MG) / Foto por Agromovies

Quando os proprietários tentavam fazer toda a parte de gestão de insumos e mobilização de capital dos animais, era mais difícil operar. Após a parceria, melhorou a parte estrutural do confinamento e gestão, assim como a qualidade da dieta dos animais. Em resumo: quando os elos da cadeia se conversam e se entendem, todos têm benefícios.


Gestão precisa

boi no pasto no confina brasil
Fazenda Paraíso - Nanuque (MG) / Foto por Agromovies

Ainda em Nanuque, visitamos a Fazenda Paraíso, onde o confinamento é particular da família que é proprietária do frigorífico Frisa. Eles usam uma tecnologia de dieta muito interessante, com a produção em pivôs de todo o milho, são quase 500 hectares debaixo de pivôs de irrigação com extrema tecnologia de produção e de colheita, atingindo o máximo de conversão dessa fonte de energia.

pecuarista no confina brasil
Fazenda Paraíso - Nanuque (MG) / Foto por Agromovies

A propriedade colhe o grão úmido, intensifica a fabricação desse alimento e recolhe a palhada, que é transformada em feno. Separando a palha do milho, conseguem direcionar esse subproduto para os animais em fase de crescimento no confinamento. O milho grão úmido é destinado para animais em fase de terminação.

pecuaristas no confina brasil
Fazenda Paraíso - Nanuque (MG) / Foto por Agromovies

A propriedade tem uma gestão muito precisa, que separa a palha do milho para direcionar exatamente para cada fase que o animal precisa. Estão entre os projetos que utilizam com mais precisão essa fonte de energia (milho) em confinamento. Trabalham 100% com grão úmido e reidratado.

boi no confina brasil
Fazenda Paraíso - Nanuque (MG) / Foto por Agromovies

Normalmente, outras propriedades no país fazem silagem de planta inteira. Na fazenda Paraíso não. Os proprietários tiram o grão ainda mais úmido com alto teor de água e produz a ração. Com a palha faz o feno, enfardando em rolos e depois triturando. Assim, fornece aos animais como fonte de volumoso.


Paixão pelo gado

boi no cocho no confina brasil
Sítio Santa Luzia - Conceição do Castelo (ES) / Foto por Agromovies

Em nossa passagem por Conceição do Castelo, no Espírito Santo, visitamos o Sítio Santa Luzia, onde a principal atividade é a avicultura de corte. A pecuária de corte é uma paixão da família e, no confinamento de pequeno porte, com capacidade estática de 150 animais, encontramos uma estrutura bem organizada e administrada com muito zelo.

boi no cocho no confina brasil
Sítio Santa Luzia - Conceição do Castelo (ES) / Foto por Agromovies

A fase de recria a pasto também foi um destaque, nas pastagens adubadas a capacidade de suporte chega a 4.5 UA/ha. Na região de Belém (PA), os proprietários possuem outra planta de confinamento de maior porte.


Quem está conosco nessa jornada?

equipe scot consultoria e fiat strada

O Confina Brasil 2021 tem apoio e Patrocínio Ouro das seguintes empresas:

Na cota Prata, contamos com as empresas:

A expedição conta ainda com o patrocínio da montadora Fiat e apoio institucional da Assocon, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Informática, Hospital de Amor de Barretos e Sociedade Rural Brasileira.


A coleta de dados

técnico scot consultoria no confina brasil
Fazenda Reata - Nanuque (MG) / Foto por Agromovies

11 estados, 120 propriedades e atualizar de forma remota os confinamentos visitados em 2020, totalizando a pesquisa em 14 estados, esse é o objetivo do Confina Brasil. No total, o estudo reúne informações de propriedades responsáveis pela terminação de mais de 2 milhões de bovinos em confinamento.


Siga nossa página do Instagram no @confinabrasil e veja tudo sobre a expedição. #issoéconfinabrasil.