• Equipe Confina Brasil

Confina Brasil visitou ícones da pecuária no Oeste da Bahia

Confina Brasil continuou sua viagem pela Bahia para monitorar a pecuária intensiva no país. Confira!

boi no confina brasil
Captar Agrobusiness - Luís Eduardo Magalhães (BA) / Foto por Agromovies

Em busca de realizar o raio-x do gado confinado no país, demos continuidade em nossa jornada com o Confina Brasil. Em nossa 3ª e última rota, visitaremos cerca de 44 propriedades em mais de 30 municípios, passando pelo Tocantins, oeste da Bahia, norte de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.


Integração do começo ao final da cadeia

boi no cocho no confina brasil
Captar Agrobusiness - Luís Eduardo Magalhães (BA) / Foto por Agromovies

Em Luís Eduardo Magalhães, visitamos o maior confinamento do Nordeste, a Captar Agrobusiness, que possui capacidade estática de cerca de 40 mil cabeças e ainda está em expansão. A empresa tem foco na cadeia produtiva da carne bovina e baseia seu trabalho no conceito de relação “ganha-ganha”.

captar agrobusiness no confina brasil
Captar Agrobusiness - Luís Eduardo Magalhães (BA) / Foto por Agromovies

Ela se consolida com uma operação verticalizada, que inclui unidades de confinamento, fábrica de ração e adubo orgânico mineral, integrando o semiárido ao oeste baiano e garantindo qualidade em cada processo. O projeto foi planejado para atingir 50 mil animais terminados durante o ano.

pecuaristas no confina brasil
Captar Agrobusiness - Luís Eduardo Magalhães (BA) / Foto por Agromovies

Assim como acontece com aves e suínos, a visão do proprietário da Captar em relação aos bovinos, é que toda a cadeia também esteja integrada, desde quem vai abater até quem está fazendo a cria. Dessa forma, são produzidos bezerros de qualidade para que sejam recriados e engordados a fim de fornecer boas carcaças ao frigorífico, chegando até a ponta final da cadeia, que é o consumidor.

boi no cocho no confina brasil
Captar Agrobusiness - Luís Eduardo Magalhães (BA) / Foto por Agromovies

A empresa cria Angus, faz inseminação nas novilhas, entrega para parceiros de cria e recebe os bezerros para recriar. A fazenda ainda usa subprodutos da região, como caroço de algodão, feno de sementeira, além de sorgo e milho, que compõem a dieta dos animais. Em resumo, o propósito da Captar é manter o animal bem integrando toda a cadeia. Uma das tecnologias utilizadas pela Captar é a dieta Fast, da Nutron. A parceria já ocorre há 4 anos e a dieta proporciona baixo volumoso na ração, facilitando o manejo operacional.


Genética apurada


Visitamos uma propriedade que é referência na pecuária de corte e que tem o rebanho no programa de melhoramento genético DeltaGen, da raça Nelore. Com sistema de produção a pasto, autossustentável, tecnificado e competitivo, a propriedade é uma das líderes do país em produção de touros. O confinamento está localizado na região de transição cerrado-caatinga, em que o volume de chuvas fica em torno de 600 a 700 milímetros por ano, sendo a questão hídrica uma condição bem restritiva.


A propriedade, mesmo intensificada, trabalha com lotação baixa na pastagem: abaixo de 0,7 UA/ha. O confinamento, para 4 mil cabeças estáticas é estratégico e usado como ferramenta para preparar parte dos touros para leilão. Vimos uma linha inteira de touros, já vendidos, outra linha, com touros comercializados no leilão e percebemos um preparo diferenciado para que os touros chegues ao leilão em boas condições. Além disso, por aqui também se confina vacas de descarte e tourinhos que não se enquadraram na avaliação genética (CEIP). Assim, o gado comercial de abate tem um padrão genético excelente.


Pra você se localizar!

Cronograma da 3ª rota do Confina Brasil:

  • 08 de setembro: Gurupi, Pedro Afonso, Guaraí (TO)

  • 09 de setembro: Figueirópolis, Sandolândia, Araguaína (TO)

  • 10 de setembro: Araguaçu, Talismã, Aragominas, Santa Fé do Araguaia (TO)

  • 13 de setembro: Peixe, Divinópolis do Tocantins, Marianópolis do Tocantins (TO)

  • 14 de setembro: Pium, Silvanópolis (TO)


  • 13, 14 e 15 de setembro: Luís Eduardo Magalhães (BA)

  • 15 de setembro: São Desidério (BA)

  • 16 de setembro: Correntina, Cotegipe (BA)

  • 17 de setembro: Jaborandi (BA)


  • 17 de setembro: Montes Claros (MG)

  • 20 de setembro: Pirapora (MG)

  • 21 de setembro: Engenheiro Navarro, Governador Valadares (MG)

  • 22 de setembro: Nanuque (MG)


  • 22 de setembro: Conceição do Castelo (ES)

  • 23 de setembro: Montanha, Vila Velha (ES)


  • 24 de setembro: Macaé (RJ)

  • 27 de setembro: Saupacia, Vassouras (RJ)


Quem está conosco nessa jornada?

equipe scot consultoria e fiat strada

O Confina Brasil 2021 tem apoio e Patrocínio Ouro das seguintes empresas:

Na cota Prata, contamos com as empresas:

A expedição conta ainda com o patrocínio da montadora Fiat e apoio institucional da Assocon, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Informática, Hospital de Amor de Barretos e Sociedade Rural Brasileira.


A jornada continua

técnico scot consultoria no confina brasil
Captar Agrobusiness - Luís Eduardo Magalhães (BA) / Foto por Agromovies

Vamos viajar por 11 estados, visitar 120 propriedades, além de atualizar de forma remota os confinamentos visitados em 2020, totalizando a pesquisa em 14 estados. No total, o estudo reúne informações de propriedades responsáveis pela terminação de mais de 2 milhões de bovinos em confinamento.


Siga nosso Instagram @confinabrasil e assista os Stories para acompanhar toda nossa jornada em tempo real. Seguimos! #issoéconfinabrasil.