• Equipe Confina Brasil

“A cidade do boi”, um megaconfinamento

Veja como foi a visita extra do Confina Brasil nas Fazendas Bergamini.

Fazendas Bergamini - Itaporanga (SP)

Uma visita extra à rota do Confina Brasil marcou o último dia de expedição, visitamos as Fazendas Bergamini, conhecida como a Cidade do Boi, que está localizada em Itaporanga, no estado de São Paulo.


No início do empreendimento, a família pretendia ampliar seus negócios, comprando terras com a finalidade de destiná-las ao plantio de feijão e milho, bem como a criação de gado de corte para o abastecimento de seus supermercados. Hoje, toda a produção de grãos e carne são produzidas nas fazendas do Grupo e destinadas ao estabelecimento de seus supermercados na capital paulista.


O capricho usual

gado no cocho no confina brasil
Fazendas Bergamini - Itaporanga (SP)

O confinamento possui capacidade estática para 7 a 8 mil animais e gira cerca de 22 mil cabeças durante o ano. Capricho é o que define a família Bergamini. O confinamento é bem estruturado e o cuidado com os animais é perceptível, eles fazem a compactação do bagaço de cana, algo que poucos fazem, e usam de métodos para vedação do silo, a fim de aumentar a eficiência do sistema e diminuir perdas.


Nada é excessivo por aqui, é usual. Nas fazendas Bergamini, uma rede de encanamento distribui água para todo o pasto, com abundância em locais próximos. São mais de 1000 km de tubulação interligando minas e caixas em todas as fazendas.

Odílio Bergamini - Itaporanga (SP)

O gado é de extrema qualidade e predominantemente, Nelore. Os animais vêm de diversos estados, como Tocantins, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo. É gado de todos os cantos do país e a excelência no tipo dos animais é de encher os olhos. Os dejetos do confinamento são canalizados às lagoas de decantação, onde é feita a coleta do esterco para uso nas pastagens e lavouras, enriquecendo o solo da fazenda.


Outros negócios

fazendas bergamini no confina brasil
Fazendas Bergamini - Itaporanga (SP)

Além do confinamento, eles produzem carvão e grãos. O carvão é produzido na fazenda através de madeira de eucalipto reflorestado, além de produzirem também feijão e milho, cuja produção se localiza em outras propriedades que ficam ao redor da sede. É feita também piscicultura, em que a produção se concentra na criação de tilápia. A família é apaixonada por cavalos e cria animais para tropa de campo, lida do gado, e animais da raça Quarto de Milha e Paint Horse.


Outro ponto que observamos foi alta capacidade de armazenagem de insumos, concentrados e volumosos, em silos e barracões, onde a fabricação da ração é totalmente automatizada. Para aumentar a eficiência do negócio, eles utilizam elevadores de grãos e esteiras, coletando os insumos de cada box que existe na fábrica de ração.


O “prefeito” da cidade

Fazendas Bergamini - Itaporanga (SP)

O confinamento da Família Bergamini tem um mascote famoso: o touro nomeado como Prefeito. Ele fica solto no confinamento e é extremamente manso. O Sr. Odílio Bergamini e seu filho Egídio, proprietários desse megaconfinamento, deixaram claro para nós, que o Touro Prefeito é um símbolo que reflete o carinho que todos devem ter com os animais dentro da fazenda.


Pra você se localizar!

fiat strada no confina brasil
Fazendas Bergamini - Itaporanga (SP)

Confira por onde o Confina Brasil passou:

  • 21 de junho: Viamão, Alto Feliz, São Lourenço do Sul (RS)

  • 22 de junho: São Sebastião do Cai, Farroupilha, Capão do Leão (RS)

  • 23 de junho: Cachoeira do Sul e Dom Pedrito (RS)

  • 24 de junho: São Sepé, Cachoeira do Sul e Uruguaiana (RS)

  • 25 de junho: Santiago e São Borja (RS)

  • 28 de junho: Ibicaré e Videira (SC)

  • 28 de junho: Santa Barbara do Sul e Chapada (RS)

  • 29 de junho: Frederico Westphalen (RS)

  • 29 de junho: Treze Tílias e Sul Brasil (SC)

  • 30 de junho: Salto Veloso, Macieira, Jardinópolis (SC)

  • 30 de junho, 1 e 2 de julho: Campo Erê (SC)

  • 01 de julho: Palmas e Coronel Vivida (PR)

  • 02 de julho: Coronel do Iguaçu, São João, Pato Branco (PR)

  • 5 de julho: Esperança Nova, Cascavel (PR)

  • 5 e 6 de julho: Umuarama (PR)

  • 6 de julho: Santa Mônica, Santa Tereza do Oeste, Braganey (PR)

  • 7 de julho: Loanda, Marilena, Terra Rica, Boa Ventura de São Roque, Luiziana (PR)

  • 8 de julho: Mandaguari, Barbosa Ferraz (PR)

  • 8 e 9 de julho: Paranavai (PR)

Quem está conosco nessa jornada?

equipe scot consultoria e fiat strada

O Confina Brasil 2021 tem apoio e Patrocínio Ouro das seguintes empresas:

Na cota Prata, contamos com as empresas:

A expedição conta ainda com o patrocínio da montadora Fiat e apoio institucional da Assocon, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Informática, Hospital de Amor de Barretos e Sociedade Rural Brasileira.


Os próximos passos do Confina Brasil

técnicos scot consultoria no confina brasil
Fazendas Bergamini - Itaporanga (SP)

Finalizamos a primeira rota do Confina Brasil, que aconteceu entre os dias 21 de junho a 9 de julho com 54 visitas e mais de 6 mil quilômetros rodados. Seguiremos agora para Rondônia, Mato Grosso e Pará, entre os dias 26 de julho e 20 de agosto, em busca de novas histórias e informações que possam contribuir com a pecuária intensiva brasileira. #issoéconfinabrasil


Quer saber de tudo que vai acontecer na próxima rota do Confina Brasil? Então corre na nossa página do Instagram @confinabrasil e fique por dentro.