• Equipe Confina Brasil

Em Tocantins, confinamento é estratégia de gestão da fazenda

Confina Brasil continuou sua viagem pelo Tocantins para monitorar a pecuária intensiva no país. Confira!

boi no cocho no confina brasil
Confinamento CSAP - Araguaína (TO) / Foto por Agromovies

Confinamento como alternativa


Na Fazenda Vale dos Buritis, em Figueirópolis, os proprietários possuem supermercado e boa parte do que produzem na fazenda abastece o estabelecimento. É o caso do feijão, soja e milho.


O confinamento é a alternativa para a produção de carne para o supermercado com o acabamento desejável, mesmo na seca. Hoje, os proprietários produzem carne de qualidade da raça Angus e para isso, cuidam muito bem da qualidade da dieta.


Fôlego nas escalas de abate

boi no confina brasil
Confinamento CSAP - Araguaína (TO) / Foto por Agromovies

Em nossa passagem por Araguaína, visitamos o Confinamento CSAP, grupo ligado ao frigorífico Minerva Foods. Propriedade enxuta e exclusiva do confinamento, as áreas de capim são 100% utilizadas para produção de silagem de mombaça. Na planta, trabalham com sistema de parceria na modalidade diária, arroba produzida e quilos fornecidos de dieta.

boi no confina brasil
Confinamento CSAP - Araguaína (TO) / Foto por Agromovies

Parte do gado é própria e são feitas parcerias para obtenção dos demais animais. O objetivo principal é fornecer gado para o frigorífico Minerva Foods. As duas operações não estão relacionadas diretamente, mas apesar de serem do mesmo grupo, o confinamento contribui para dar fôlego nas escalas de abate do frigorífico.


Ferramenta de estratégia na gestão da fazenda

boi no cocho no confina brasil
Fazenda Sol Nascente - Peixe (TO) / Foto por Agromovies

No município de Peixe, visitamos a Fazenda Sol Nascente, que trabalha com 1.500 a 2.000 cabeças. A variação deve-se ao uso do confinamento para várias alternativas, como recria intensiva, terminação de vacas de descarte, engorda de animais e terminação para abate. O confinamento é usado como estratégia da gestão da fazenda.

boi no confina brasil
Fazenda Sol Nascente - Peixe (TO) / Foto por Agromovies

Fica cada vez mais claro que no Brasil, o confinamento não é mais só utilizado para engordar boi e terminação, mas também para auxiliar na intensificação da fazenda. E é exatamente isso que constatamos na Sol Nascente, que faz toda a recria garantindo que os animais tenham ganho de peso quatro vezes maior do que teria no pasto e produzindo o dobro ou mais de arrobas do que produziria por hectare/ano.

Manejo de pasto como estratégia

boi no cocho confina brasil
Fazenda Piedade - Aragominas (TO) / Foto por Agromovies

Na Fazenda Piedade, localizada em Aragominas, o proprietário Marcos Araújo tem investido em agricultura, especialmente nas áreas onde a topografia permite e o principal método de engorda de bovinos é baseado em pastagem. Boa parte dos animais vendidos para abate é terminada em pastagem com suplemento ou em semiconfinamento. É um confinamento que utiliza como estratégia o manejo de pasto.

pecuarista no confina brasil
Fazenda Piedade - Aragominas (TO) / Foto por Agromovies

Conforme a capacidade de suporte da pastagem vai perdendo força ao longo da seca, os animais são fechados no confinamento. Os bovinos são todos de compra: compra bezerros, faz a recria a pasto ou no confinamento com sequestro. Além disso, a Piedade compra animais leves, de 150 a 180 quilos, recria com uma dieta bem volumosa no cocho e, quando o capim rebrota no período das águas, eles levam os animais no pasto novamente até atingirem um certo peso para, então, serem colocados em semiconfinamento.


Confinamento para ajustar lotação da fazenda

cocho no confina brasil
Fazenda Boa Vista, Agropecuária Carajás - Santa Fé (TO) / Foto por Agromovies

Em nossa passagem por Santa Fé, visitamos a Fazenda Boa Vista, da Agropecuária Carajás, que tem como principal atividade a agricultura, mas segue com a pecuária também. Boa parte dos animais é de compra, mas os proprietários já adquiriram nova propriedade para começar a criar animais para atender à demanda do confinamento, uma vez que há produção de bezerros na região de Araguaína.

técnico scot consultoria e pecuarista no confina brasil
Fazenda Boa Vista, Agropecuária Carajás - Santa Fé (TO) / Foto por Agromovies

Eles já estão se preparando para começar o plantio de soja e nas próximas semanas, todo o gado que está na área de integração entrará em confinamento, que serve para ajustar a lotação da fazenda e liberar a área para o plantio de soja na safra 21/22.


Crescimento que gera empregos

boi no confina brasil
Fazenda Novo Lar, Grupo 3S - Araguaçu (TO) / Foto por Agromovies

Estivemos em Araguaçu, na Fazenda Novo Lar, do Grupo 3S, grupo familiar com três confinamentos, que trabalha com linhas de crédito em que cada confinamento é direcionado para uma linha. É um grupo que vem intensificando cada vez mais, gerando empregos tanto na pecuária quanto na agricultura. O grupo abate cerca de 15 a 20 mil cabeças no ano, com prospecção de aumentar esses números.


Cada um com seu estilo

pecuaristas no confina brasil
Fazenda Santa Lourdes - Araguaçu (TO) / Foto por Agromovies

Já na Fazenda Santa Lourdes, novamente em Araguaçu, o casal de proprietários trabalha em conjunto, ele com agricultura e ela com pecuária, otimizando a produção da fazenda. O confinamento é enxuto, mas com projeção para aumentar e são terminados cerca de 500 animais por ano.

boi no cocho no confina brasil
Fazenda Santa Lourdes - Araguaçu (TO) / Foto por Agromovies

O sistema de cocho é em formato de "L", semelhante ao usado no sistema de vacas de leite e isso tem sido bastante funcional. O conhecimento adquirido nos confinamentos que visitamos mostra que cada pessoa tem um jeito de fazer pecuária e produzir. O que importa é que dê o resultado que ela busca.


Pra você se localizar!

fiat strada no confina brasil
Confinamento CSAP - Araguaína (TO) / Foto por Agromovies

Hoje, dia 15 de setembro, estamos visitando propriedades em Luís Eduardo Magalhães e São Desidério, na Bahia. Amanhã, dia 16, quinta-feira, passaremos por Correntina e Cotegipe.


Cronograma da 3ª rota do Confina Brasil:

  • 08 de setembro: Gurupi, Pedro Afonso, Guaraí (TO)

  • 09 de setembro: Figueirópolis, Sandolândia, Araguaína (TO)

  • 10 de setembro: Araguaçu, Talismã, Aragominas, Santa Fé do Araguaia (TO)

  • 13 de setembro: Peixe, Divinópolis do Tocantins, Marianópolis do Tocantins (TO)

  • 14 de setembro: Pium, Silvanópolis (TO)


  • 13, 14 e 15 de setembro: Luís Eduardo Magalhães (BA)

  • 15 de setembro: São Desidério (BA)

  • 16 de setembro: Correntina, Cotegipe (BA)

  • 17 de setembro: Jaborandi (BA)


  • 17 de setembro: Montes Claros (MG)

  • 20 de setembro: Pirapora (MG)

  • 21 de setembro: Engenheiro Navarro, Governador Valadares (MG)

  • 22 de setembro: Nanuque (MG)


  • 22 de setembro: Conceição do Castelo (ES)

  • 23 de setembro: Montanha, Vila Velha (ES)


  • 24 de setembro: Macaé (RJ)

  • 27 de setembro: Saupacia, Vassouras (RJ)

Quem está conosco nessa jornada?

equipe scot consultoria e fiat strada

O Confina Brasil 2021 tem apoio e Patrocínio Ouro das seguintes empresas:

Na cota Prata, contamos com as empresas:

A expedição conta ainda com o patrocínio da montadora Fiat e apoio institucional da Assocon, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Informática, Hospital de Amor de Barretos e Sociedade Rural Brasileira.


A coleta de dados

técnico scot consultoria no confina brasil
Fazenda Piedade - Aragominas (TO) / Foto por Agromovies

Vamos viajar por 11 estados, visitar 120 propriedades, além de atualizar de forma remota os confinamentos visitados em 2020, totalizando a pesquisa em 14 estados. No total, o estudo reúne informações de propriedades responsáveis pela terminação de mais de 2 milhões de bovinos em confinamento.


Acesse o nosso Instagram no @confinabrasil para acompanhar a gente de perto na estrada. #issoéconfinabrasil.