• Confina Brasil

#Ep.4 - Diversificação de negócios

No quarto dia (12/03) do Confina Brasil, visitamos confinamentos com estrutura e características operacionais distintas



Iniciamos o nosso quarto dia de Confina Brasil na região Noroeste de São Paulo. Até o momento, a nossa equipe percorreu mais de 1.000 quilômetros nesta primeira semana, visitando importantes confinamentos. Pelas propriedades que passamos, notamos a diversificação que há na atividade intensiva. Estruturas maiores, algumas menores, unidades com maior nível de tecnificação, outras operando de forma tradicional, mas todas realizando um trabalho altamente técnico, eficiente e muito profissional.


Na primeira visita do dia, no município de Buritama, conhecemos um confinamento altamente produtivo que funciona em sistema de parceria com os produtores. Nesta modalidade, toda a parte operacional e de maquinário é de responsabilidade do confinador e o produtor fornece apenas o boi.


Carne de qualidade e bem-estar


Na segunda visita do dia, já no município de Nhandeara, o modelo de negócio é bem diferente. Na Fazenda Recanto Vó Cidinha, dona da famosa marca Beef Passion, a filosofia e gestão do confinamento é completamente oposta à propriedades convencionais de pecuária intensiva.



Com capacidade estática para três mil animais, a fazenda sempre opera abaixo da capacidade para não estressar ou causar desconforto aos bovinos. Isso porque o principal foco da produção é o bem-estar animal.


“Aprendi com meu pai que temos que ter respeito pelos animais. Se os bois estiverem bem eu estarei bem também. Para nós, eles são animais sagrados, por isso a nossa criação é no quintal de casa”

Ricardo Sechis (proprietário da fazenda)


O produtor e grande estudioso, leva muito a sério o bem-estar animal no Spa bovino. Os currais são cobertos, com bastante espaço e sombra para a boiada descansar. A dieta é balanceada e especialmente elaborada, e as águas dos bebedouros, estão sempre limpas e cristalinas. Além disso, um fato curioso é que ao caminhar pelos corredores do confinamento, escutamos um som suave e agradável de músicas clássicas que tocam enquanto os animais descansam.


Todos estes cuidados minunciosamente pensados, além de conforto aos animais, garantem a produção de carnes de qualidade superior, que se destacam no mercado que melhor remunera produtos de maior valor agregado.



Por isso em 2009, em parceria com os filhos, Sechis criou a marca Beef Passion, uma grife de carnes especiais, apreciada por renomados chefes de cozinha. Hoje, os produtos são vendidos em diversos estabelecimentos especializados pelo Brasil e também nas lojas da marca, em Brasília -DF, e também na capital Paulista. “Nosso objetivo sempre foi produzir a melhor carne do País, de maneira sustentável, respeitando os animais e proporcionando o melhor conforto possível a eles”, finaliza o produtor.


De volta a estrada


Após uma breve explicação sobre os conceitos de carne de qualidade e um saboroso churrasco preparado pelo próprio Ricardo Sechis, seguimos para a última visita do dia, já na cidade de Mirassol.


Na Fazenda Três Barras, o confinamento tem capacidade estática para 900 animais, embora seja de porte menor, a unidade é extremamente eficiente, com funcionamento durante o ano inteiro, abatendo mais de três mil animais no total.


A estrutura do confinamento é simples, mas é muito funcional. O segredo da operação é a negociação e oportunidade na compra de gado de boa genética e excelente desempenho na engorda desses animais por terem um custo baixo na operação.


Última parada da semana!


O Confina Brasil, chega ao quinto dia de expedição! Foi uma semana intensa, porém muito gratificante, com grandes histórias, aprendizados e belíssimas paisagens. Hoje iniciamos as atividades já em Novo Horizonte, ainda no estado de São Paulo, onde visitaremos quatro confinamentos.



0 visualização

PATROCINADORES

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO DE MÍDIA

REALIZAÇÃO

Rua Coronel Conrado Caldeira, 578 | Bebedouro - SP - Brasil - 14701-000

+55 17 3343 5111 | +55 17 98107-2666confinabrasil@scotconsultoria.com.br

BM-logo02_branco.png

Copyright 2020.

  • Confina Brasil Instagram