• Confina Brasil

#Ep.7 - Alimentação estocada, engorda garantida

Produtores paulistas seguem firmes no aumento da oferta e já estão com os insumos estocando nas propriedades

Mesmo com as incertezas do mercado, os confinadores não colocaram o pé no freio e se preparam para manter a oferta de bois no mercado. O primeiro passo é garantir a alimentação dos animais, por isso, muitos deles já têm estocado os insumos do próximo ciclo nas propriedades. Este foi o cenário que a nossa equipe do Confina Brasil presenciou nos três confinamentos visitados ontem, dia 17, no sétimo dia de expedição.


Na primeira visita do dia, no município de Guarantã/SP, cidade de pouco mais de 6,6 mil habitantes, conhecemos o Boitel Ribas Agropecuária. Com capacidade estática para 3.000 animais, a propriedade possui fábrica própria de ração. A construção garante que o confinamento opere com grande eficiência o ano inteiro tendo alimentação garantida para o gado.

A fazenda tem ainda entre um dos seus diferenciais, o forte trabalho na área comercial divulgando seu principal o serviço, o boitel. O negócio é estabelecido em cinco modalidades: diária prefixada, diária pós-fixada, parceria por arrobas produzidas, parceria por vendas com bônus por desempenho do lote e parceria por venda com bônus por valorização da arroba.


De acordo com o gestor geral da propriedade, José Roberto Ribas Filho, o seu trabalho visa oferecer um serviço completo de consultoria para o parceiro.


“Além de fazer a engorda, damos um suporte comercial para todos os nossos parceiros. Também disponibilizamos um técnico nosso que vai acompanhar o abate nos frigoríficos"

José Roberto Ribas Filho (Gestor geral e proprietário do Boitel Ribas Agropecuária).


Ainda segundo ele, o Boitel Ribas Agropecuária também auxilia o parceiro na comercialização dos animais que podem serem feitas inclusive na conta das de suas corretoras. “Sempre estamos monitorando o mercado e analisando os relatórios para ver o melhor momento para comercializar e ainda negociação com frigorifico. Temos uma gestão bem profissional em todos os processos com grande transparência”, afirma Ribas Filho.


Gestão tradicional

Avançando pelo interior de São Paulo, passamos por uma fazenda na região de Birigui, um confinamento que funciona no modelo bem tradicional, com gado próprio. Com capacidade para 2.160 bois, a propriedade realiza três giros no ano. Recentemente a fazenda passou pelo processo de sucessão, que fui muito bem estruturado. Hoje um dos filhos cuida da área operacional e o seu pai ficou responsável pelo escritório e decisões de compra e venda de gado. Além do confinamento, a propriedade também possui alta produção de leite diária e cultiva grãos.



Preparando a casa

Finalizando o dia de expedição, antes do sol se pôr, chegamos na cidade de Clementina/SP, onde visitamos a Confinamento Iracema. Com capacidade estática para 1.000 cabeças, a propriedade no momento está sem bois, se preparando para a entrada de novos animais. De acordo com o gestor Paulo Gibran Bueno, a boiada deve começar a chegar no confinamento entre maio e junho, mas desde o ano passado, ele já está se preparando estocando insumos na propriedade para garantir a oferta de alimentos.



Em frente

Hoje a comitiva do Confina Brasil segue mapeando as propriedades do interior Paulista. Passaremos por Tupã, Rancharia e finalizaremos o dia em Presidente Prudente.


Apoiadores

O Confina Brasil conta com incentivo de importantes entidades representativas do setor. Apoiam a inciativa a Sociedade Rural Brasileira (SRB) e a Associação Nacional da Pecuária Intensiva (Assocon), entidade que representa produtores de gado de corte e demais integrantes da cadeia produtiva da carne bovina.


Além disso, o Confina conta com o apoio institucional do Hospital de Amor e Unesp/Jaboticabal.


A expedição também tem apoio e patrocínio da BB Seguros, Boehringer Ingelheim, John Deere, Nutron e UPL.


A Revista AG, Canal do Boi, DBO, Revista Feed&Food, Grupo Publique e Canal Terra Viva também estão como apoiadores de mídia do Confina Brasil.


0 visualização

PATROCINADORES

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO DE MÍDIA

REALIZAÇÃO

Rua Coronel Conrado Caldeira, 578 | Bebedouro - SP - Brasil - 14701-000

+55 17 3343 5111 | +55 17 98107-2666confinabrasil@scotconsultoria.com.br

BM-logo02_branco.png

Copyright 2020.

  • Confina Brasil Instagram