• Confina Brasil

#Ep.8 - Experiência e conhecimento no campo

Conhecemos mais um caso de propriedade familiar que opera de forma muito otimizada, porém eficiente, e também visitamos o campus da Unesp, em Tupã.



O Confina Brasil iniciou a expedição desta quarta-feira, dia 18, no município de Tupã/SP. Até o momento, nossa equipe percorreu muito asfalto e estrada de chão batido, mapeando os mais diversificados tipos de propriedades que realizam confinamento. Nossa primeira visita do dia foi na Fazenda Te-Chaga-U, nome em tupi-guarani que significa (lugar que deixa saudade). Cercada por belas paisagens, a propriedade opera de forma enxuta, com pouca mão de obra, porém é muito eficiente em seus processos.


De acordo com Noeli Alvim, proprietária da fazenda, o confinamento foi construído com o objetivo de otimizar o uso das terras, já que a fazenda tem área total de pouco mais de 176 hectares.


“Confinar entrou como forma estratégica para sermos mais eficientes na mesma área. Hoje temos capacidade estática para engordar mil animais”

Noeli Alvim (proprietária da fazenda Te-Chaga_U)


Ainda segundo a produtora, que deixou a sala de aula onde lecionava para ajudar o marido no manejo da fazenda, mesmo sendo uma propriedade familiar, sempre estão preocupados em buscar informações para manter o serviço profissionalizado. “Novos conhecimentos, principalmente por meio de cursos é fundamental para melhorar os nossos processos e assim sermos cada vez mais eficientes nas técnicas”, ressalta Noeli.



Disseminando conhecimento

Ainda na cidade de Tupã, aproveitamos para visitar o campus da Unesp. Fomos recebidos por Eduardo Festozo Vicente, professor assistente doutor, que além de nos mostrar um pouco das dependências da instituição, destacou os cursos que são oferecidos para o segmento agropecuário.


Um dos destaques é a disciplina de engenharia de biossistema, que vai preparar o aluno para atuar na Agricultura 4.0.


“Sem dúvida essa será a profissão do futuro, ela que vai ajudar a produzir mais e melhor”

Eduardo Festozo Vicente (professor assistente doutor da Unesp - Tupã)



A unidade também oferece o curso de administração voltado para o perfil agro. O professor também reforçou que o centro multiusuário de análise da unidade, está disponível para análises. “Nosso laboratório conta com o equipamento de cromatografia líquida, que faz separação e identificação de amostras. Pode ser usado, por exemplo, por quem precisa fazer o perfil de ácidos graxos em ruminantes. Nosso objetivo é dividir conhecimento, e estamos de portas abertas para isso”, finaliza.


Apoiadores

O Confina Brasil conta com incentivo de importantes entidades representativas do setor. Apoiam a inciativa a Sociedade Rural Brasileira (SRB) e a Associação Nacional da Pecuária Intensiva (Assocon), entidade que representa produtores de gado de corte e demais integrantes da cadeia produtiva da carne bovina.


Além disso, o Confina conta com o apoio institucional do Hospital de Amor e Unesp/Jaboticabal.


A expedição também tem apoio e patrocínio da BB Seguros, Boehringer Ingelheim, John Deere, Nutron e UPL.


A Revista AG, Canal do Boi, DBO, Revista Feed&Food, Grupo Publique e Canal Terra Viva também estão como apoiadores de mídia do Confina Brasil.


303 visualizações

PATROCINADORES

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO DE MÍDIA

REALIZAÇÃO

Rua Coronel Conrado Caldeira, 578 | Bebedouro - SP - Brasil - 14701-000

+55 17 3343 5111 | +55 17 98107-2666confinabrasil@scotconsultoria.com.br

BM-logo02_branco.png

Copyright 2020.

  • Confina Brasil Instagram