• Por Bruno Santos

#Ep20 – Tecnologia na apartação!

Para encerrar o roteiro de visitas no município de Santa Helena de Goiás, acordamos cedo e fomos para uma renomada propriedade que chama a atenção por sua grande extensão e força, tanto na agricultura quanto na pecuária.


Na engorda dos animais, o principal negócio é o boitel, sendo apenas 15% de gado próprio e o outros 85% bois de parceiros. Na estratégia, realizam a modalidade de cobrança diária e também fazem projetos por arroba produzida.

Com capacidade estática para 40 mil animais, os proprietários tinham pretensão de confinar cerca de 100 mil bois, mas reduziram essa expectativa diante do novo cenário do mercado com alto preço de reposição e insumos. Na nova conta, a meta é terminar 2020 com o total de 80 mil cabeças.

Um dos diferenciais na pecuária é a tecnologia que utilizam para “casquerar” os lotes, sistema raro de se encontrar hoje em dia. Funciona da seguinte forma: um colaborador muito experiente da fazenda aparta os animais na inspeção visual, ou seja, seleciona pelo nível de acabamento das carcaças.


No passo seguinte, entra a tecnologia: em parceria com uma grande empresa, os proprietários desenvolveram um sistema de pesagem constante dos animais a fim de buscar o ponto ideal de abate de cada bovino.


Assim, a ferramenta possibilita a formação de outros lotes que estão no ponto de abate e, com isso, ganham mais tempo. Se tivessem que esperar todo o conjunto do curral chegar ao mesmo peso, alguns animais ficaram estabilizados, sem ganhos, consumindo mais que o necessário.

Na agricultura, a fazenda também se destaca. Atualmente conta com nada menos que 24 pivôs na irrigação. Com o objetivo de agregar valor, produzem semente de milho, semente de soja, tomate, milho doce para conserva, tornando muito eficiente a área agrícola da propriedade.

Nossa equipe se despede e finaliza os trabalhos dessa semana em Goiás e agora segue rumo a Mato Grosso. Mais ou menos 530 km de estrada até Rondonópolis, no Sul do Estado, onde visitaremos cinco importantes confinamentos da região nos próximos dias. Acompanhe que vem muita novidade pela frente! #issoéconfinabrasil



PATROCINADORES

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO DE MÍDIA

REALIZAÇÃO

Rua Coronel Conrado Caldeira, 578 | Bebedouro - SP - Brasil - 14701-000

+55 17 3343 5111 | +55 17 98107-2666confinabrasil@scotconsultoria.com.br

BM-logo02_branco.png

Copyright 2020.

  • Confina Brasil Instagram