• Por Bruno Santos

#Ep26 – Confinamento estratégico

Iniciamos mais um capítulo da nossa jornada do Confina Brasil no Alto Guaporé, na pequena Vila Bela da Santíssima Trindade, município que foi a primeira capital de Mato Grosso.



Na cidade que tem pouco mais de 16 mil habitantes visitamos dois importantes confinamentos na região. A primeira fazenda, de cerca de 10 mil hectares realiza o sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) produzindo soja e milho safrinha. Na pecuária, o confinamento tem capacidade estática para 6 mil animais e os proprietários trabalham com boitel na prestação de serviço por arroba produzida.


Com é uma fazenda com vocação para a cria, os proprietários estão realizando o “Projeto das Precocinhas”. A estratégia consiste em desmamar as bezerras e fazer a recria delas no confinamento. Quando esses lotes atingem o tempo ideal da reprodução, é realizada a inseminação.


Após o diagnóstico de gestação, as fêmeas que tiverem prenhas vão para o pasto para uma dieta de adaptação onde terão os bezerros. Já as que não emprenharam, continuam no cocho e são recriadas até a terminação produzindo carne de qualidade. Assim, o confinamento mostra sua versatilidade tanto para terminação quanto para a recria ajudando na seleção focada em precocidade.


Liderança feminina



Na nossa segunda visita do dia, na mesma região, chegamos em uma fazenda que no momento passa por uma sucessão familiar em sua gestão. A filha do dono iniciou um novo processo de gestão e tem se dedicado às questões de bem-estar animal e também à importância da liderança feminina no confinamento por meio de treinamentos com toda a equipe.


Também faz parte do trabalho da gestora um projeto de implantação da ILP na fazenda. A propriedade de 12 mil hectares tem confinamento com capacidade para 2.200 cabeças. A terminação é estratégica, algumas vezes a pasto e outras de forma intensiva.


Continuamos mapeando o gado confinado no Vila Bela da Santíssima Trindade antes de seguir para Campo Novo do Parecis. #issoéconfinabrasil.

PATROCINADORES

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO DE MÍDIA

REALIZAÇÃO

Rua Coronel Conrado Caldeira, 578 | Bebedouro - SP - Brasil - 14701-000

+55 17 3343 5111 | +55 17 98107-2666confinabrasil@scotconsultoria.com.br

BM-logo02_branco.png

Copyright 2020.

  • Confina Brasil Instagram