• Por Bruno Santos

#Ep27 – A intensificação no Alto Guaporé

Continuamos mapeando o gado confinado na Vila Bela da Santíssima Trindade no Alto Guaporé, em Mato Grosso. No município visitamos duas grandes propriedades que têm estratégias de trabalho diferentes e bem definidas.



A primeira delas, uma fazenda com grande área de agricultura e uma estrutura estática de confinamento de 9.800 animais. Os proprietários tradicionalmente utilizavam a estrutura apenas para terminação. Contudo, neste ano a rotina tem sido diferente.



Devido à seca na região, com pouca chuva, o confinamento tem sido utilizado estrategicamente para "socorrer" a fazenda da falta de pastagem. As novilhas estão indo para os currais de engorda onde é iniciado o protocolo de IATF.


As que ficam prenhas vão para o pasto com suplementação especial. Já as fêmeas vazias vão para o pasto com o touro no sistema de monta natural. Com isso, o confinamento tem ajudado a fazenda na questão da falta de pastagens, otimizando o manejo das fêmeas. Segundo os proprietários, os resultados estão sendo positivos e a fazenda deve implantar esse sistema em definitivo.


Estrutura diferenciada


Na segunda visita do dia, chegamos em uma fazenda que se destaca pela qualidade de suas estruturas. Com confinamento para 12 mil animais, a propriedade tem muita atenção com o bem-estar da boiada. Um dos diferenciais são os cochos cobertos que garantem alimento sempre fresco e de qualidade.


Além disso, 40% dos currais de engorda já são concretados e isso deve ser ampliado. Como o principal negócio do proprietário é a terminação intensiva, ele montou uma fábrica de ração na própria fazenda, que parte dela é automatizada, tornando a operação de trato muito bem ajustada e eficiente.


Nossa equipe segue firme mapeando a pecuária intensiva no “interiorzão” de Mato Grosso. #issoéconfinabrasil.

PATROCINADORES

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO DE MÍDIA

REALIZAÇÃO

Rua Coronel Conrado Caldeira, 578 | Bebedouro - SP - Brasil - 14701-000

+55 17 3343 5111 | +55 17 98107-2666confinabrasil@scotconsultoria.com.br

BM-logo02_branco.png

Copyright 2020.

  • Confina Brasil Instagram