• Por Bruno Santos

#Ep29 – Produção integrada

Missão concluída em Campos de Júlio, e mais 164 km de estrada por Mato Grosso rumo a nossa próxima parada, em Campo Novo do Parecis.



Campo Novo do Parecis-MT é o maior produtor de girassol do país, colhendo em 2019, aproximadamente, 75 mil toneladas. A cidade tem ainda ampliado o cultivo de outras culturas, como milho e feijão. A pecuária também tem papel importante na economia local, como observamos na primeira fazenda visitada por nossa equipe.


A propriedade de 2.400 hectares, dedica 580/ha especialmente à pastagem, onde realizam a recria e o processo de adaptação para entrada no confinamento, que tem capacidade estática para 3.500 animais. O dono é um dos sócios de uma usina de etanol e começará a produzir o combustível a partir do milho. Com isso, ele terá vantagem no próximo ano do subproduto para o uso de DDG.


Atualmente, usam o bagaço da cana-de-açúcar como insumo e fonte de volumoso, uma característica muito comum no estado de São Paulo e que começa a ser utilizado também por produtores de Mato Grosso. Outra novidade na fazenda, que também cultiva milho e soja, é a preparação para iniciar o processo de Integração Lavoura-Pecuária (ILP).


Prestação de serviço diferenciada



Nossa segunda visita, ainda em Campo Novo do Parecis, foi em um confinamento com capacidade estática para até 25 mil animais, mas por cumprir as questões de bem-estar, os proprietários trabalham com lotação menor, (cerca de 22 mil), respeitando a área de metro quadrado por animal.


O confinamento, que é arrendado, está focado na prestação de serviços para parceiros na modalidade de arroba produzida ou por diária. Um dos diferenciais é que há uma empresa parceira que recolhe os dejetos dos animais, os processa, e transforma-os em fertilizantes orgânicos. A matéria-prima é fornecida em troca da limpeza dos currais de engorda, gerando maior conforto aos animais.


Os proprietários também estão investindo para ampliar o negócio: a meta para o ano que vem é produzir no confinamento por meio das parcerias, cerca de 400 mil cabeças. Para isso, buscam ferramentas que proporcionem aos clientes a possibilidade de acompanharem o desenvolvimento de seus animais no período da engorda. Para isso, ampliarão a leitura de cocho e trato automatizados.


Nossa equipe segue firme mapeando a pecuária intensiva mato-grossense. #issoéconfinabrasil.

PATROCINADORES

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO DE MÍDIA

REALIZAÇÃO

Rua Coronel Conrado Caldeira, 578 | Bebedouro - SP - Brasil - 14701-000

+55 17 3343 5111 | +55 17 98107-2666confinabrasil@scotconsultoria.com.br

BM-logo02_branco.png

Copyright 2020.

  • Confina Brasil Instagram