- Por Bruno Santos
#Ep30 – Os ganhos da ILP bem realizada!
A equipe do Confina Brasil, que segue mapeando a boiada intensiva em Mato Grosso, encerrou mais uma semana de expedição no município de Campo Novo do Parecis.

Na região visitamos uma propriedade que, tradicionalmente, praticava apenas a agricultura, mas, nos últimos anos, inseriu a pecuária na estratégia com o objetivo de tornar a fazenda mais eficiente. Hoje o local conta com uma estrutura muito bem consolidada. Além do confinamento com capacidade para 40 mil animais, há uma fábrica uma de ração muito bem otimizada.
O grande diferencial da propriedade é o trabalho referência que fazem utilizando a Integração Lavoura-Pecuária (ILP). A produtividade da fazenda não estava sendo alta, então o gestor do grupo, sabendo do potencial da ILP, conseguiu, junto aos proprietários, a implantação da técnica.

A integração começou quando mapearam todas as áreas mais arenosas da fazenda e as transformaram em pasto. Com isso, concentraram o plantio nas áreas mais produtivas, aumentando a produtividade dos grãos em sacas por hectare. O resultado foi excelente, conseguiram diminuir 40% da área plantada e aumentaram em 30% a receita final. Agora a cada 4 anos de pastagem eles fazem o plantio de soja nessa mesma área, assim, uma atividade agrega produtividade à outra.

Na pecuária, a estratégia dos proprietários está focada na compra de bezerros na própria região com recria a pasto. Depois, terminam esses animais em confinamento. Atualmente abatem de 60 a 80 mil animais no ano.
Nossa equipe 1 segue firme mapeando a pecuária intensiva mato-grossense enquanto a equipe 2 iniciará o mapeamento em Minas Gerais. #issoéconfinabrasil.