• Por Bruno Santos

#Ep30 – Os ganhos da ILP bem realizada!

A equipe do Confina Brasil, que segue mapeando a boiada intensiva em Mato Grosso, encerrou mais uma semana de expedição no município de Campo Novo do Parecis.


confina brasil. rebanho confinado.

Na região visitamos uma propriedade que, tradicionalmente, praticava apenas a agricultura, mas, nos últimos anos, inseriu a pecuária na estratégia com o objetivo de tornar a fazenda mais eficiente. Hoje o local conta com uma estrutura muito bem consolidada. Além do confinamento com capacidade para 40 mil animais, há uma fábrica uma de ração muito bem otimizada.


O grande diferencial da propriedade é o trabalho referência que fazem utilizando a Integração Lavoura-Pecuária (ILP). A produtividade da fazenda não estava sendo alta, então o gestor do grupo, sabendo do potencial da ILP, conseguiu, junto aos proprietários, a implantação da técnica.

confina brasil. trator john deere operando.

A integração começou quando mapearam todas as áreas mais arenosas da fazenda e as transformaram em pasto. Com isso, concentraram o plantio nas áreas mais produtivas, aumentando a produtividade dos grãos em sacas por hectare. O resultado foi excelente, conseguiram diminuir 40% da área plantada e aumentaram em 30% a receita final. Agora a cada 4 anos de pastagem eles fazem o plantio de soja nessa mesma área, assim, uma atividade agrega produtividade à outra.


confina brasil. gado confinado.

Na pecuária, a estratégia dos proprietários está focada na compra de bezerros na própria região com recria a pasto. Depois, terminam esses animais em confinamento. Atualmente abatem de 60 a 80 mil animais no ano.


Nossa equipe 1 segue firme mapeando a pecuária intensiva mato-grossense enquanto a equipe 2 iniciará o mapeamento em Minas Gerais. #issoéconfinabrasil.

  • Confina Brasil Instagram