• Por Bruno Santos

#Ep36 – Trabalho intensificado em Nova Xavantina

Após alguns dias de mapeamento paralelo entre as duas equipes do Confina Brasil, finalmente nossos especialistas se encontraram em Nova Xavantina/MT no dia 31 de outubro, onde nos próximos dias intensificaremos o mapeamento no estado antes de seguir para Goiás e finalizar a expedição em Minas Gerais.


Na primeira visita do dia conhecemos uma fazenda que está em constante evolução. Há 10 anos iniciaram a agricultura e hoje plantam 2 mil hectares. Na pecuária, o confinamento tem capacidade para 3 mil bois e esse ano abaterão 2.500 animais.


Os proprietários também estão focados no melhoramento genético do rebanho. Os animais que não se classificam no CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) vão para o cocho, bem como as vacas que não emprenham. Sob os pivôs fazem três safras: soja, milho e pastagem para os bois.


Gestão diferenciada


Na nossa segunda visita do dia, chegamos em uma fazenda que chama a atenção por sua grande área de pastagem de mais de 10 mil hectares onde realizam ciclo completo. A fazenda pertence a um grupo que veio de outro ramo de atuação e que resolveu, por meio de seus sócios, investir também na pecuária. A propriedade hoje é dirigida por um gestor que faz um excelente trabalho por estar no dia a dia da operação.


Por essa presença diária, ele percebeu que precisava intensificar a fazenda para aumentar a produtividade e, para isso, a terminação dos animais em semi ou confinamento seriam as melhores soluções. Um dos diferenciais no local é o investimento em tecnologia como a Inseminação Artificial, IATF, a suplementação a pasto e também a seleção genética com touros Angus.


Também vale destacar que o sistema de cria realizado é bem eficiente, principalmente por não perder bezerros, que é considerado um dos maiores prejuízos que o produtor pode enfrentar. Além disso, fazem um excelente trabalho com bezerros rejeitados ou que nasceram com alguma deficiência. Vimos, por exemplo, esses animais no cocho em sistema de terminação normalmente.


Uma das dificuldades encontradas pelo gestor é fazer com que os investidores compreendam que a gestão na pecuária tem que ser planejada a longo prazo para conseguir a melhor eficiência. Mas, com muito esforço e dedicação, aos poucos o profissional tem comprovado a eficiência da intensificação. Com isso, pretende montar um confinamento completo e mais estruturado e, assim, ampliar a estrutura que atualmente comporta 1.200 animais. #issoéconfinabrasil.


PATROCINADORES

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO DE MÍDIA

REALIZAÇÃO

Rua Coronel Conrado Caldeira, 578 | Bebedouro - SP - Brasil - 14701-000

+55 17 3343 5111 | +55 17 98107-2666confinabrasil@scotconsultoria.com.br

BM-logo02_branco.png

Copyright 2020.

  • Confina Brasil Instagram