• Por Bruno Santos

#Ep38 – Produção eficiente e sustentável

Nos despedimos de Mato Grosso, por onde cruzamos o estado mapeando a pecuária intensiva. Tivemos a oportunidade ver de perto o bom trabalho que os produtores mato-grossenses realizam. Produtores estes que tão bem receberam as nossas equipes colaborando com a qualidade da pesquisa. Fica aqui registrado o agradecimento a cada um dos entrevistados que, de forma voluntária, abriram as porteiras de suas fazendas.



Seguimos agora então para Nova Crixás, já em Goiás. Após um trecho difícil de muita chuva, barro, atoleiros, e mais de 100 km em estrada de terra, chegamos ao nosso destino. A primeira visita com as duas equipes juntas foi em um dos maiores confinamentos do Brasil. Com capacidade estática para 45 mil cabeças, os proprietários investiram em uma tecnologia pouco usual no Brasil, mas comum em grandes operações como essa, que é o uso do floculador.


Esse equipamento permite retirar do milho mais amido para melhorar a eficiência da dieta. Ainda pensando na qualidade da dieta, esse mesmo confinamento, investiu em cobertura de cocho. Metade da estrutura da área de alimentação é coberta, um número significativo pelo tamanho da propriedade.


Seleção de qualidade


A segunda visita do dia, ainda no município de Nova Crixás, foi em um confinamento de capacidade estática para 20 mil animais. É uma fazenda que trabalha visando a qualidade do gado e, recentemente, figuraram no centro dos holofotes por adquirir animais considerados caros no mercado. Segundo os proprietários, esses investimentos se justificam, pois enxergam que esses animais têm potencial genético de fenótipo, o que traz um bom retorno financeiro.


Nos últimos dois anos os proprietários estão investindo na ampliação do confinamento e também têm tido um olhar muito especial com a sustentabilidade e ecologia ambiental, inclusive já implantaram uma lagoa de decantação.


O diferencial dessa fazenda é o cuidado em toda operação e estrutura. Tudo foi pensado nos mínimos detalhes, desde o uniforme dos funcionários até a estrutura dos cochos.


Um ponto importante observado nas duas fazendas, que são da mesma região, é o investimento em compostagem, que consiste no enriquecimento do esterco retirado dos currais para usar nas lavouras. Produzir com sustentabilidade é uma característica que vem acontecendo em toda essa região.


Seguimos no estado de Goiás, mapeando a pecuária intensiva local. Continue nos acompanhando! #issoéconfinabrasil.


PATROCINADORES

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO DE MÍDIA

REALIZAÇÃO

Rua Coronel Conrado Caldeira, 578 | Bebedouro - SP - Brasil - 14701-000

+55 17 3343 5111 | +55 17 98107-2666confinabrasil@scotconsultoria.com.br

BM-logo02_branco.png

Copyright 2020.

  • Confina Brasil Instagram