• Por Bruno Santos

#Ep39 – Controle financeiro apurado e operação simplificada!

Iniciamos a jornada no dia 5 de novembro com nossas duas equipes em Nova Crixás/GO. Embora tenha apenas pouco mais de 12 mil habitantes, o município é o 12º no Brasil com maior rebanho bovino.



Na primeira visita do dia, chegamos em uma fazenda que tem uma história bem interessante. O proprietário, que fez carreira no mercado como técnico de nutrição em renomadas empresas, ao se aposentar, resolveu intensificar a fazenda recebida de herança por parte da família da mulher dele.


A propriedade tem hoje um projeto de otimização e isso que chama a atenção no negócio pela simplicidade dos processos. Os proprietários montaram um confinamento para 5 mil cabeças, que era mais estratégico para os períodos de seca, entretanto, atualmente gira o ano inteiro fazendo um abate de mais de 14 mil bois anualmente.


Animado com os resultados, o produtor está com um projeto de ampliar a estrutura, pois tem muitos outros produtores buscando parcerias para investir com ele, inclusive grandes grupos, nos confidenciou.


O que contribui para essa procura de parcerias é o fato de o produtor ter conhecimento no mercado financeiro e o diferencial dele é exatamente esse hedge que faz na bolsa de valores. Toda a operação, tanto a compra como a venda dos bovinos e insumos, é balizado na bolsa. Esses fatores aliados ao conhecimento prático vem trazendo ótimos resultados à fazenda.


Um mar de gado


Saímos de Nova Crixás, e mais ou menos e rodamos uns 300 km de estrada até a nossa segunda visita do dia, na cidade de Jussara. Lá, conhecemos nada menos que o maior confinamento de gado da América Latina com capacidade estática para 75 mil cabeças.


Para alimentar tantos animais eles utilizam a tecnologia e, uma delas, é o floculador para explorar mais o amido do milho e, assim, melhorar o aproveitamento dos ingredientes da ração.



Outro detalhe importante é a maneira de armazenamento do grão. Eles utilizam a tecnologia de silo inflável, como se fosse um “bexigão gigante”, inflado com os motores de ar onde estocam caroço de algodão, milho e demais insumos. O espaço é tão grande que permite a entrada de caminhões no local.


equipe confina brasil dentro de um silo enorme

Pela alta capacidade estática, uma das opções que eles usufruem para diluir um pouco a operação é o boitel, em sistema de parceria. Ainda assim, a maior parte do gado deles é próprio.


Seguimos nossa expedição em Goiás nos próximos dias! Continue nos acompanhando. #issoéconfinabrasil.


PATROCINADORES

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO DE MÍDIA

REALIZAÇÃO

Rua Coronel Conrado Caldeira, 578 | Bebedouro - SP - Brasil - 14701-000

+55 17 3343 5111 | +55 17 98107-2666confinabrasil@scotconsultoria.com.br

BM-logo02_branco.png

Copyright 2020.

  • Confina Brasil Instagram