• Por Bruno Santos

#Ep40 – A importância do confinamento na ILP

Na sexta-feira, dia 6 de novembro, nossa expedição seguiu em Goiás, mapeando a pecuária intensiva no estado. A jornada deu início com a equipe 1 no município de Paraúna, onde visitamos a primeira fazenda do dia.



No local os proprietários têm confinamento para até 8 mil animais, além disso, possuem outra planta com capacidade estática para mais 2 mil animais, em Montividiu também em Goiás, distante 120 km.


Na estratégia utilizam o confinamento para terminação, mas o grande diferencial deles é a recria intensiva. Sempre, em alguma etapa, o bezerro passa pelo confinamento, pois o foco do grupo é ter uma taxa de ganho de peso dos animais sempre crescente, acabando de vez com o efeito “sanfona” do rebanho.



O sistema de produção na fazenda é intercalado entre Integração Lavoura Pecuária (ILP) e confinamento. Com isso, eles conseguem diluir o custo da arroba, pois produzem também a pasto consorciado nas áreas de integração com a lavoura.


Intensificação em Britânia


Com a nossa equipe 2 visitamos mais dois confinamentos goianos em Britânia. Ambos se assemelham pelo foco do trabalho ser a seleção genética. Na primeira fazenda, os proprietários realizam a venda de tourinhos e confinam os animais que não se classificam no Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP) e também as fêmeas para descarte. Este ano a fazenda confinou mil animais.


Na segunda visita ainda em Britânia, conhecemos uma fazenda que, além da seleção genética, também confina gado comercial. Com capacidade estática para 8 mil cabeças, o proprietário, que só confina animais na seca, planeja terminar 2.500 cabeças.


Agora nossas duas equipes recarregam as baterias antes de partir para a última semana de mapeamento do Confina Brasil em Goiás e Minas Gerais. #issoéconfinabrasil.


PATROCINADORES

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO DE MÍDIA

REALIZAÇÃO

Rua Coronel Conrado Caldeira, 578 | Bebedouro - SP - Brasil - 14701-000

+55 17 3343 5111 | +55 17 98107-2666confinabrasil@scotconsultoria.com.br

BM-logo02_branco.png

Copyright 2020.

  • Confina Brasil Instagram