• Por Bruno Santos

#Ep41 – Precocinhas ganham espaço no confinamento

9 nov.


Segunda semana de novembro, nossos últimos dias de trabalho com aquela mistura de sentimento de saudade e dever cumprido. Mas, antes de voltarmos para nossa base e aí sim sentar sobre os dados compilados e fazer o dever de casa, precisamos finalizar a coleta de informações. Para isso, com as nossas duas equipes a campo, estivemos hoje, simultaneamente, em Minas Gerais e Goiás.



Com a equipe 1 finalizamos o estado goiano com a última visita em Goiatuba. A fazenda utiliza o confinamento para auxiliar no sistema de matrizes e touros reprodutores. Lá, tem um porte menor, porém a maior parte da estrutura é usada exatamente para o desafio das precocinhas. Essas jovens bezerras estão ganhando o mercado ao ponto de os produtores investirem em confinamento justamente para selecioná-las.



Uma das coisas mais incríveis que nós vimos lá, é que eles na estratégia têm uma estação de monta extremamente curta, de 45 dias, levando em conta que a média nacional é 90 dias ou mais dias.


Mesmo com esse período tão curto para emprenharem, as fêmeas têm se mostrado altamente reprodutivas. Encontramos animais de mais de 17 anos dentro do lote produzindo bezerros. Ou seja, dentro desse nosso rebanho de Nelore nacional, existem matrizes que não perderem nenhuma cria ao longo dos anos.


Intensificação em Britânia


Com a nossa equipe 2 visitamos mais dois confinamentos goianos em Britânia. Ambos se assemelham pelo foco do trabalho ser a seleção genética. Na primeira fazenda, os proprietários realizam a venda de tourinhos e confinam os animais que não se classificam no Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP) e também as fêmeas para descarte. Este ano a fazenda confinou mil animais.


Na segunda visita ainda em Britânia, conhecemos uma fazenda que, além da seleção genética, também confina gado comercial. Com capacidade estática para 8 mil cabeças, o proprietário, que só confina animais na seca, planeja terminar 2.500 cabeças.


Agora nossas duas equipes recarregam as baterias antes de partir para a última semana de mapeamento do Confina Brasil em Goiás e Minas Gerais. #issoéconfinabrasil.


PATROCINADORES

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO DE MÍDIA

REALIZAÇÃO

Rua Coronel Conrado Caldeira, 578 | Bebedouro - SP - Brasil - 14701-000

+55 17 3343 5111 | +55 17 98107-2666confinabrasil@scotconsultoria.com.br

BM-logo02_branco.png

Copyright 2020.

  • Confina Brasil Instagram