• Por Bruno Santos

#Ep45 – Último dia de Confina Brasil: missão cumprida!

13 nov.


Para muitos sexta-feira 13 é sinônimo de azar, mas para nós, foi e será um dia especial e de muita sorte. Afinal, superamos todas as dificuldades de um ano atípico e concluímos o nosso objetivo que era: visitar e avaliar cerca de 20% do gado confinado no país (+/- 1 milhão de cabeças) nos 5 principais estados confinadores. Isso é Confina Brasil!



Nossa última parada foi na cidade de Frutal, em Minas Gerais. A fazenda atualmente abate por ano 40 mil bois e sua estrutura de confinamento tem capacidade estática para 15 mil cabeças, porém estão em fase de expansão. O proprietário tem investido em tecnologias com foco em bem-estar, como por exemplo, o sistema se pesagem automática e também um novo sistema de sombreamento com telhas de metal suspensa com cabos de aço. O modelo deixa a estrutura mais maleável e flexível, facilitando a instalação.


O grande diferencial na propriedade é, sem dúvidas, os investimentos feitos com foco no conforto do rebanho, para assim proporcionar melhor desempenho de cada indivíduo. Além disso, a gestão na fazenda é bem estruturada, aproveitando principalmente os “custos de oportunidades”, e isso passa desde a compra dos principais insumos, equipamentos e infraestrutura até mesmo a aquisição de boi magro.


Até breve


Agora as equipes voltam para a nossa base para iniciarmos a lição de casa. Ou seja, hora de compilar todos os dados levantados para aí sim apresentar ao mercado o relatório da pecuária intensiva brasileira.


Aos produtores que gentilmente abriram as porteiras de suas fazendas e nos receberam voluntariamente, fica registrado aqui nossa gratidão, respeito, confiança e admiração.


Também gostaríamos de agradecer a cada um dos patrocinadores BB Seguros, Boeringer Ingelheim, John Deere, Nutron e UPL que acreditaram no nosso projeto, além dos apoiadores institucionais Assocon, Hospital de Amor, Sociedade Rural Brasileira e Unesp Jaboticabal, e apoiadores de mídia: Revista AG, Canal do Boi. Revista Feed & Food, Grupo Publique e Canal Terra Viva.


E por fim, e não menos importante, destacar o brilhante trabalho de toda a “Família Confina Brasil”, desde aqueles que deram suporte do escritório até os nossos companheiros de estrada que enfrentaram muita chuva, sol, terra, lama e outros desafios, em busca de informações.


Em 2021 nos vemos de novo e vamos continuar escrevendo mais alguns capítulos da história da pecuária brasileira! Até breve turma! #issoéconfinabrasil.

PATROCINADORES

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO DE MÍDIA

REALIZAÇÃO

Rua Coronel Conrado Caldeira, 578 | Bebedouro - SP - Brasil - 14701-000

+55 17 3343 5111 | +55 17 98107-2666confinabrasil@scotconsultoria.com.br

BM-logo02_branco.png

Copyright 2020.

  • Confina Brasil Instagram