• Por Bruno Santos

#Resumo da semana– 1 milhão de bois mapeados e muito trabalho pela frente

A meta inicial foi cumprida. Agora, as duas equipes, unidas, intensificam o trabalho para finalizar o levantamento em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

O Confina Brasil surgiu com o objetivo inicial de mapear 1 milhão de bois criados no sistema intensivo nas principais regiões produtoras do país, e mesmo ainda faltando duas semanas para o término da expedição, essa desafiadora meta já foi superada.


Agora, o trabalho segue com a mesma seriedade na coleta das informações, pois mais importante do que atingir os números, é retratar a pecuária como realmente ela é contando as histórias, intenções, metas e os desafios dos confinadores brasileiros.


Já realizamos o mapeamento em São Paulo e Mato Grosso do Sul, agora com nossas duas equipes a campo, finalizaremos as pesquisas já iniciadas em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.


Uma característica observada na região do Triângulo Mineiro é que muito agricultor está investindo na pecuária, em busca de uma verticalização da produção de alimentos. Outro diferencial no sudeste é ver os produtores trabalhando sem parar, tiram um pouco o pé na engorda no período das águas, mas retomam depois produzindo boi o ano inteiro.



Já em Mato Grosso, na região do Médio Araguaia, a equipe percebeu em muitas das fazendas visitadas que tanto os pecuaristas quanto os agricultores mais tradicionais estão investindo na Integração Lavoura-Pecuária (ILP). A técnica tem os ajudado a melhorar os índices gerais de suas fazendas. Nas muitas propriedades que visitamos vimos que eles estão entendendo o resultado proporcionado entre o sinergismo das atividades na ILP que, juntas, melhoram os números da fazenda.


Na região, outra característica observada são os produtores de genética utilizando o confinamento de forma estratégica. Diferente do que vimos em outros estados em que o confinamento era destinado apenas para produzir carne, dessa vez também está sendo fundamental a produção de bezerros e animais precoces.


Gestão eficiente


A gestão das fazendas também chamou nossa atenção. Muitas das propriedades visitadas contam com gestores jovens que, aos poucos, estão mudando a mentalidade dos grandes grupos mais tradicionais.


O elo entre os gestores jovens foi perceber a importância da intensificação. Em uma das fazendas visitadas em Nova Xavantina/MT, por exemplo, para a intensificação dar resultados, o gestor focou na integração e na eficiência da comunicação interna entre os seus colaboradores. A ideia é fazer com que todos saibam o que os companheiros de trabalho estão fazendo.



Para a implantação da nova filosofia de trabalho, os gestores apostaram em uma consultoria na operação, auxiliando no manejo de pastagem e implantação das lavouras, o que resultou em um sistema totalmente integrado. Esse sistema de gestão, deixou claro que quando a produção começa a se intensificar é inevitável a busca por mão de obra especializada como consultorias, auxiliando no planejamento e desenvolvimento do projeto dentro da fazenda.


Outro ponto que observamos foi o avanço que a agropecuária trouxe à região de Nova Xavantina, graças aos investimentos dos produtores. O município e seu entorno, nos últimos 15 anos, deu um belo de um salto de produtividade. Os grãos chegaram forte e a pecuária está cada vez mais intensiva.


Dificuldades


Em Mato Grosso, a escassez da reposição e a alta nos insumos estão preocupando os produtores, assim como foi relatado pelos entrevistados de São Paulo, Minas e Mato Grosso do Sul. Essa insegurança faz com que eles fiquem cautelosos e retraiam o prospectado no começo do ano. O boi magro está ficando muito caro ao ponto de que a arroba teria que passar de R$ 300,00 para compensar.


A expedição continua


Continuamos o mapeamento em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais com as duas equipes a campo simultaneamente. #issoéconfinabrasil.

PATROCINADORES

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO DE MÍDIA

REALIZAÇÃO

Rua Coronel Conrado Caldeira, 578 | Bebedouro - SP - Brasil - 14701-000

+55 17 3343 5111 | +55 17 98107-2666confinabrasil@scotconsultoria.com.br

BM-logo02_branco.png

Copyright 2020.

  • Confina Brasil Instagram