• Equipe Confina Brasil

Profissionalização e alto nível de gestão em São Sebastião do Caí, Farroupilha e Capão do Leão.

Confira na íntegra como foi o nosso segundo dia de visitas!

técnico confina brasil e pecuarista
Cabanha TK - São Sebastião do Caí (RS)

Depois de um primeiro dia em que fomos marcados por bons exemplos de pecuária intensiva, o Confina Brasil continuou a expedição pelas propriedades do Rio Grande do Sul. Passamos por São Sebastião do Caí, Farroupilha e Capão do Leão, presenciando um alto nível de profissionalização e gestão.


Do hobby a profissionalização

técnico confina brasil e pecuarista
Cabanha TK - São Sebastião do Caí (RS)

A primeira visita do dia foi na Cabanha TK, em São Sebastião do Caí. A propriedade tem 40 hectares e investe no confinamento há três anos, com uma estrutura moderna e eficiente. O proprietário é apaixonado por cavalos e entrou na pecuária por hobby, se apaixonando pela atividade, ele começou com cria e agora está migrando para recria e terminação.


A Cabanha é automatizada e o próximo passo é construir uma estrutura de produção de biogás. Por ano, são terminadas 600 cabeças, em uma propriedade que é um exemplo de profissionalismo.


Agilidade para exportação

cocho coberto
Estância Del Sur - Capão do Leão (RS)

Não tão longe da primeira visita, a 300 km de São Sebastião do Caí, passamos por Capão do Leão, na Estância Del Sur, que é especializada na terminação de bovinos Angus para exportação.


A propriedade compra terneiros com 6 meses e quando chegam aos 300kg, são exportados. O giro ocorre o ano inteiro, mas nesse momento, estão enfrentando alguns desafios por conta do preço alto dos animais de reposição. Os importadores acabam preferindo comprar gado no Uruguai, já que eles tem uma qualidade parecida e preço mais em conta.


A estrutura é completa e a ração oferecida aos animais é peletizada. A Estância Del Sur é voltada para exportação, dessa forma, é preparada para agilizar e potencializar a terminação. Uma preocupação importante também, envolve as questões ambientais, já que nessa área existem muitas normas e regulamentos. A propriedade passa por auditorias periódicas e tem capacidade estática para confinamento de 15 mil cabeças. Em um bom ano, o giro chega até 55 mil animais.


Confinamento de forma estratégica

Angus se alimentando no cocho
Granja Bampi - Farroupilha (RS)

Outra propriedade que visitamos no segundo dia do Confina Brasil 2021 foi a Granja Bampi, em Farroupilha, que é especializada em aves de postura e com um plantel de 500 mil aves.


O confinamento tem capacidade estática para de 350 animais, atingindo 600 cabeças Angus, com predominância de machos castrados.


A Bampi é um bom exemplo de negócio estruturado, uma vez que a avicultura de postura e a pecuária intensiva caminham lado a lado.


Pra você se localizar!

fiat strada no confina brasil

Quinta-feira, dia 24 de junho, o Confina Brasil visitou as propriedades em São Sepé, Cachoeira do Sul e Uruguaiana. Já na sexta-feira, 25 de junho, vamos passar por Santiago e São Borja.


Já estamos rodando pelo Rio Grande do Sul. Confira o cronograma da 1ª Rota na íntegra:

  • 24 de junho: São Sepé, Cachoeira do Sul e Uruguaiana (RS)

  • 25 de junho: Santiago e São Borja (RS)


  • 28 de junho: Ibicaré e Videira (SC)

  • 28 de junho: Santa Barbara do Sul e Chapada (RS)

  • 29 de junho: Frederico Westphalen (RS)

  • 29 de junho: Treze Tílias e Sul Brasil (SC)

  • 30 de junho: Salto Veloso, Macieira, Jardinópolis (SC)

  • 30 de junho, 1 e 2 de julho: Campo Erê (SC)


  • 01 de julho: Palmas e Coronel Vivida (PR)

  • 02 de julho: Coronel do Iguaçu, São João, Pato Branco (PR)

  • 5 de julho: Esperança Nova, Cascavel (PR)

  • 5 e 6 de julho: Umuarama (PR)

  • 6 de julho: Santa Mônica, Santa Tereza do Oeste, Braganey (PR)

  • 7 de julho: Loanda, Marilena, Terra Rica, Boa Ventura de São Roque, Luiziana (PR)

  • 8 de julho: Mandaguari, Barbosa Ferraz (PR)

  • 8 e 9 de julho: Paranavai (PR)


A jornada continua


técnico confina brasil
Granja Bampi - Farroupilha (RS)

Vamos viajar por 11 estados, visitar 120 propriedades e ir atualizando de forma remota os confinamentos visitados em 2020, totalizando a pesquisa em 14 estados, em um estudo que junta informações de propriedades responsáveis pela terminação de mais de 2 milhões de bovinos em confinamento.


Pra você ficar por dentro do nosso dia a dia no Confina Brasil, desde as informações, até os perrengues da equipe, siga o nosso Instagram @confinabrasil e acompanhe os nossos Stories. #issoéconfinabrasil