Desbravando a pecuária nacional
Fortalecendo a pecuária há quatro anos, o Confina Brasil percorre pelas principais praças produtoras do país, mapeando confinamentos e semiconfinamentos de bovinos e coletando dados capazes de enriquecer a pecuária intensiva brasileira. Nessa edição, o Confina Brasil passará por novos destinos, sem deixar de reencontrar os parceiros de longa data.
As equipes viajarão boa parte do Brasil para mostrar a relevância da pecuária nacional e identificar as principais características do setor, ligadas a temas como gestão, manejo, sanidade, nutrição, produção de alimentos, sustentabilidade e tecnologia, além de produzir fotos e vídeos que retratam as grandes belezas do nosso território. A pesquisa aplicada nos permite gerar relatórios que originam o Benchmarking –, que consiste em um relatório de análises comparativas de todas as regiões por onde passamos, trazendo suas particularidades e destaques.
Além da pesquisa in loco, as pesquisas remotas serão realizadas em confinamentos e semiconfinamentos já visitados pelo Confina Brasil em edições anteriores, a fim de atualizar e entender as possíveis mudanças em cada fazenda.
O objetivo da pesquisa-expedicionária é compreender o verdadeiro cenário da produção intensiva no Brasil e estimular o desenvolvimento da pecuária nacional através do fornecimento de informação de qualidade, auxiliando na tomada de decisão e contribuindo para uma pecuária cada vez mais eficiente e produtiva.
Ao concluir o levantamento de dados, é elaborado o Benchmarking Confina Brasil, um documento completo que analisa o desempenho dos produtores do setor. Seu objetivo é identificar as práticas de maior excelência e aprimorar os métodos utilizados na pecuária de corte nacional, visando a compreensão aprofundada das melhores performances dos produtores de carne bovina do país.
Conheça os destinos da edição
Em sua quarta edição, o Confina Brasil 2023 passará por São Paulo e Paraná nas primeiras semanas da expedição, finalizando a primeira rota nos estados de Minas Gerais e Goiás. Ao longo de sua jornada, a expedição também passa pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Tocantins, Maranhão, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A expedição terá início dia 5 de junho e se estenderá até outubro.
Confira o cronograma das rotas:
1ª Rota: São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás;
2ª Rota: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará;
3ª Rota: Pará, Tocantins, Maranhão e Bahia;
4ª Rota: Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Fazenda São Lucas / Foto por: 44 meia
Experiências, memórias e histórias presenciadas
Ao longo dos anos de expedição, foram visitados cerca de 400 confinamentos e semiconfinamentos voltados à pecuária intensiva no Brasil. Durante essa jornada, foram identificadas diferentes práticas aplicadas na produção, estratégias de manejo, uso de sistemas integrados, ações voltadas ao bem-estar animal e outros temas que contribuem para a compreensão e reconhecimento da atividade como um todo.
Fazenda Porto Velho / Foto por: Bela Magrela
Durante todo o trajeto, fotos, vídeos e relatos abastecerão as mídias sociais do projeto. Esse conteúdo contempla toda a sensibilidade da produção, mostrando a vivência e relevância de quem lida com a pecuária no dia a dia com o intuito de transmitir a importância das boas práticas adotadas ao longo do processo de produção animal.
Confinamento Bola Branca / Foto por: Bela Magrela
Junte-se ao Confina Brasil, testemunhe e faça parte de histórias incríveis, acesse o Instagram @confinabrasil, o TikTok @confinabrasil e o site confinabrasil.com.
Quem está conosco nessa jornada?
O Confina Brasil possui o apoio de importantes empresas do setor agropecuário:
São patrocinadores “Ouro”:
No patrocínio “Prata”, contamos com o apoio da Associação Brasileira de Angus.
Na categoria montadora, a expedição conta com a parceria da Mitsubishi.
São parceiros institucionais a Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Agricultura Digital e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).